• Procon Carioca cobra esclarecimentos sobre rompimento de adutora de água, na Zona Oeste do Rio
Publicado em 27/03/2023 - 15:37  |  Atualizado em 16/05/2023 - 15:40

O problema aconteceu no sábado (25) e deixou bairros alagados. Moradores perderam seus pertencesO Procon Carioca, órgão da Prefeitura do Rio, vinculado à Secretaria Especial de Cidadania, notificou a RIO+ SANEAMENTO BL3 S.A a apresentar informações, no prazo de 05 (cinco) dias, na sede do Instituto, que fica no Estácio.De acordo com notícias veiculadas na imprensa, o rompimento da adutora de água aconteceu no dia 25 de março de 2023, por volta das 8h, na região de Campo Grande e Santíssimo, causando não só o alagamento de diversas casas e lojas, como também o desabastecimento ou alteração no fornecimento de água em bairros próximos.A partir de notícias de atualização, verificou- se que mais de 250 cidadãos foram afetados, segundo relatório de cadastro e acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência Social. Além disso, 42 imóveis foram vistoriados e três tiveram danos estruturais. Os moradores perderam, de forma parcial ou integral, móveis, equipamentos domésticos, mantimentos e vestuários. Vale ressaltar que ainda há bairros da região com abastecimento de água comprometido e 28 famílias desalojadas.Fica clara a evidente falha na prestação do serviço aos consumidores cariocas com o desabastecimento de água. Desse modo, o Procon Carioca solicitou esclarecimentos das seguintes questões:1) O que causou o rompimento da adutora? 2) Foi realizado reparo na área em que aconteceu o incidente? Levou quanto tempo para conclusão do serviço?3) Quantos consumidores da cidade do Rio de Janeiro tiveram o fornecimento de água interrompido?4) A distribuição de água levou quanto tempo para ser normalizada?5) A companhia adotou alguma medida para mitigar ou reparar os danos causados aos consumidores que ficaram sem acesso à água, em função do rompimento da adutora?6) Como foi realizado o auxílio às famílias que tiveram seus imóveis afetados pelo alagamento?7) Qual procedimento será adotado para realizar o ressarcimento dos bens afetados pelo alagamento? Qual o prazo máximo para o ressarcimento?8) Quantas reclamações foram registradas nos canais de atendimento da Companhia?Segundo Igor Costa, diretor executivo do Procon Carioca, a equipe continuará fiscalizando os problemas causados e também receberá reclamações através de seus canais de atendimento.“É importante que os responsáveis prestem os devidos esclarecimentos e que a população informe sobre seus prejuízos. O Procon Carioca vai acompanhar todo o processo. Além da central 1746 e das redes sociais, disponibilizamos o e-mail atendimento.proconcarioca@rio.rj.gov.br para que o cidadão possa entrar em contato com a nossa gerência de atendimento”, afirma Igor.

Foto: Prefeitura do RIo

Canais de atendimento do PROCON CARIOCA

E-mail: atendimento.proconcarioca@rio.rj.gov.br

Agência 1746: Centro Administrativo São Sebastião – Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova. Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Claudia Mastrange

Pedro Palma